Bem-Vindo(a)! Página Iniciada em 2005, compartilhando registros fotográficos das celebrações e momentos históricos da Fé Católica Apóstolica Romana em Lagoinha - SP.

CONGREGAÇÃO

Congregação Mariana

Desde sua fundação, essa organização só aceita membros homens, é tem por manutenção a preservação dos costumes e tradições da Devoção a Nossa Senhora em Lagoinha, sua imagem e participação junto a comunidade é discreta, mas muito significativa, pois alguns dos Marianos (como são chamados os membros) são catequistas e pais de família, buscando através de seus atos serem exemplos de boas pessoas aos mais jovens, que estão a merces das diversas drogas oferecidas pelo mundo. 

Apostolado da Oração
Talvez seja uma das organizações mais antigas dos meios cristãos, e em Lagoinha se perdura por anos, na sua fundação as mulheres utilizavam vestidos azul Marinho (e eram conhecidas como as mulheres de vestido azul), mas com o passar dos anos, o numero de participantes foi diminuindo e houve uma adequação aos movimentos do Sagrado Coração de Jesus espalhados por todo mundo, o que possibilitou a troca da vestimenta e também a participação masculina no grupo, que até os anos 2.000 eram restritas as mulheres da comunidade.


Irmandade de São Benedito
Uma das organizações mais antigas dos meios cristãos, e em Lagoinha se perdura por anos, sua principal função esta na organização e participação da festa de seus patrono que no passado ocorrida na segunda feira após a Pascoa, mas devido sua popularidade foi transferida para o mês de outubro.


Irmandade do Santíssimo Sacramento
Em Lagoinha se perdura por anos, sua principal função esta na participação das missas da Quinta - Feira quando se faz a benção solene do santíssimo, esta associação também mantem diariamente um de seus membros em contante oração para o santíssimo em sua capela, somente em 2012 durante a quaresma foi aceito as mulheres como membros desta que até então era só de homens.


Sociedade São Vicente de Paulo





Os Vicentinos

São os membros da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), é uma organização católica internacional de leigos, fundada em Paris em 23 de abril de 1833, por Antonio Frederico Ozanam e seus companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo,  movidos pela justiça e caridade, este grupo de leigos católicos esforçam-se para aliviar o sofrimento do próximo.
A ação dos Vicentinos compreende qualquer forma de ajuda, através do contato pessoal no sentido de amenizar a dor social promovendo a integridade e a dignidade do homem.
Os Vicentinos além de lutarem contra qualquer forma  de miséria, buscam descobrir e remediar as diversas formas que a geram, levam seus auxílios a todos que precisam independente de raça, cor, nacionalidade, credo religioso, político ou posição social.
O trabalho dos Vicentinos é voluntário, pois seus membros e dirigentes não recebem nenhuma remuneração pelo que realizam.
Mas o que move os Vicentinos a realizar todas estas atividades?
É  avocação Vicentina que se fundamenta na angústia e indignação, diante da miséria do ser humano e na esperança de que trabalhando seus talentos, dons, aptidão, tempo e recursos se fazendo pobre com o pobre e dando testemunho de sua fé pelo amor pessoal aos que sofrem, estão seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo "Vá e faça a mesma coisa" ( Lucas 10, 25-37 )
Fonte: http://cidadeozanam.org.br/historico_ssvp.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário