Bem-Vindo(a)! Página Iniciada em 2005, compartilhando registros fotográficos das celebrações e momentos históricos da Fé Católica Apóstolica Romana em Lagoinha - SP.

LINHA DO TEMPO

CONFIRA A REFORMA DO CENTRO DE PASTORAL. 
MODIFICAÇÃO REGISTRADA EM 24/02/2013



REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (FACHADA COM PARCIAL DAS NOVAS JANELAS)


REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (OBSERVE AO FUNDO AS NOVAS JANELAS COLOCADAS)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (UMA DAS SALAS QUASE PRONTA)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (RESTAURAÇÃO DA ENTRADA ATUAL)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (UMA DAS JANELAS SUBSTITUDAS)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (ANTIGO QUARTO DO PADRE CHICO)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (PADRONIZAÇÃO DO REBOCO)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (SALA QUASE PRONTA)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (SUBSTITUIÇÃO DAS JANELAS)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (REABERTURA DAS ANTIGAS ENTRADAS)












REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (OBS: AINDA NÃO HOUVE AS MODIFICAÇÕES PREVISTAS NA PARTE INTERNA, ESSAS MODIFICAÇÕES SÓ SERÃO POSSÍVEIS APÓS O TERMINO DAS OBRAS EMERGENCIAIS.)

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (COMPLEXO ATUAL, QUE SOFRERÁ MODIFICAÇÕES POSITIVAS APÓS A RESTAURAÇÃO)





























REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 ( A SUBSTITUIÇÃO DO REBOCO FAZ PARTE DA OBRA EMERGENCIAL, PARA GARANTIR UM BOM RESTAURO)







MODIFICAÇÃO REGISTRADA EM 24/02/2013 (OBS: O ULTIMO ARCO FOI RESTAURADO, ANALISAR FOTO ANTERIOR E POSTERIOR)




REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013 (OBSERVE OS DETALHES DO ARCO RESTAURADO)


REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013












MODIFICAÇÃO REGISTRADA EM 24/02/2013 (AMPLIAÇÃO DA PORTA  PRINCIPAL
REGISTRO FOTOGRÁFICO DO DIA 24/02/2013


















REVITALIZAÇÃO DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE LAGOINHA


A festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição de Lagoinha, coincide neste ano de 2011 com a revitalização da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, cuja imagem está comemorando 100 anos. È de madeira e chegou a Lagoinha em carro de boi. Neste ano também recebeu nova coroa, escolhida em concurso, juntamente com o hino oficia da padroeira, dentro o Projeto Centenário.
A construção da capela teve inicio em 1863, quando alguns familiares vindos de Ubatuba e apelidados de “Antocas” doaram um pedaço de terra localizado ao lado de uma lagoa (daí o nome Lagoinha), ao redor de um pouso de tropas.
A capela, hoje em revitalização, foi então erguida em homenagem à Nossa Senhora da Conceição ou a Nossa Senhora da Conceição de Lagoinha, tornando-se a padroeira do município
Mas o que é revitalização? Revitalizar, como o nome di, é dar vida nova à alguma coisas.
A Matriz, de 1863, que tem características clássicas, matem em seu interior uma quantidade muito grande de faixas, em suas paredes e janelas; informações visuais belíssimas bordadas e executadas em barro, mas de maneira, que se não se prestasse muita atenção passariam desapercebidas.
Desapercebidas porque? É características das igrejas o pé direito (altura entre o chão e o forro) muito alto e, aliado a uma cor sem expressão. Levando os fiéis não prestarem atenção a tão magníficos detalhes.
É exatamente neste ponto que a Revitalização entra. Ela traz de volta a intenção de um ambiente eclesiástico (neste caso religioso), que remete o fiel à sua interiorização e à busca de Deus.
Mas, de que maneira ? Procurando dar vida ao ambiente, resgatando a interiorização do espaço e aplicando o conhecimento da beleza que implica no uso da cor para ressaltar o simbolismo feminino desta igreja, já que é uma igreja Mariana, feminina e que revela a “concepção”, ou seja, a conceição de uma santa mulher. Daí procurou-se traduzir tudo isso em cores no interior do templo. A cor violeta, que mistura em partes iguais o vermelho e o azul, é a cor do equilíbrio entre o céu e a terra, entre o amor e a sabedoria. Pelo verde cor restauradora, buscou-se a tranqüilidade, na espera pela ressurreição. O perola é a cor da beleza de Deus e de Maria, símbolo da iluminação, do renascimento espiritual e da pureza como na Imaculada Concepção de Maria, símbolo da beleza é a cor rosa, exclusivamente atributo das virgens e da feminilidade de Maria. O azul representa o manto de Maria e a cor do céu durante a assunção de Maria, é a cor da fidelidade. A pureza perfeita e a inocência estão presentes no branco é a cor do renascimento e da glória. O dourado é a cor mais intensa, que brilha, que queima, com toda sua intensidade, representa a eternidade.
Há inúmeros outros símbolos nesta igreja dedicada a Imaculada Conceição de Lagoinha. Estão nos relevos feitos com muita arte em barro da terra local. No arco-cruzeiro, há palmas dignas de um rei e lírios dignos de uma rainha, além de ramalhetes nos capitéis (sobre as colunas) simbolizando a ligação entre o céu e a terra, a fortaleza e a força de tudo suportar, que tem a mãe, a mulher
Sobre o altar-mor, a concha, simboliza o ato do renascer, pois da concha dura nasce a beleza da perola, símbolo da iluminação e do nascimento espiritual. Distribuídos pelo altar-mor, anjos rodeiam Nossa Senhora da Conceição envolvida pelo sol e cercada pela luz.
Quanto à Capela do Santíssimo, também foi revitalizada. Antes ela ficava escondida entre a secretária e o altar-mor. Hoje fica entre a rua (mais próximo do povo e a igreja é o povo) e o altar-mor, dando chances a todos que entram na igreja pela lateral, a entrarem diretamente na Capela (casa do Corpo de Deus) e nisto já está implícita a necessidade de trazer a igreja de Deus mais próxima de seu povo.
Eis algumas de muitas e sutis mudanças que fizemos usando a Revitalização em igrejas que são parecidas com as que todos nós temos que fazer durante nossas vidas para melhorarmos, quando tentando chegar mais próximo da perfeição Divina, como fez a Imaculada Conceição.
A fachada simples da igreja compõe sua revitalização com o violeta, o verde e o pérola apresentando a casa uma rainha soberana que guarda dentro de si a riqueza e a promessa de muitas vidas e muitas graças celestes.


Pároco – Padre Luiz Antônio Carvalho da Silva

Arquiteta – Regina de Camargo Maia Galvão (12) 9750 9487 Guaratinguetá – SP
Decoradora – Taís Máximo Lopes (12) 9154 9229 Guaratinguetá – SP

Lagoinha 12 de Dezembro 2011




CONFIRA COMO ESTÁ A REFORMA DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E OS PREPARATIVOS PARA A FESTA DO CENTENÁRIO DA IMAGEM DA PADROEIRA DE NOSSA COMUNIDADE.
Pintura do Artista Domingo Roco - Anunciação do Anjo - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição decada de 40 Nave Superior.

FORRO DA NAVE SUPERIOR DA MATRIZ INICIO REFORMA DE 2011
FORRO DA NAVE SUPERIOR DA MATRIZ PERSPECTIVA DA REFORMA 2011
FORRO DA NAVE SUPERIOR DA MATRIZ PERSPECTIVA DA REFORMA 2011


VISTA PARCIAL DA MATRIZ DURANTE A REFORMA 2011











 





Sexto Altar da Matriz, integrando a Parte Antiga da terceira Modificação com o Novo nicho fazendo alusão a segunda modificação, esta ultima modificação feita pelo Pároco Padre Luiz Antonio, soma referencias deixadas pelos antigos párocos, Padre Chico e Padre Osmar assimilando a importância de grandes homens no projeto de Deus. ( Em destaque vê - se o Anjo tocando Trombeta, que compunha a segunda modificação do Altar e foi restaurado pelo atual Pároco Padre Luiz através de doações feitas na comunidade.)






VISTA PARCIAL DA MATRIZ POS REFORMA 2003







VISTA PARCIAL DA FACHADA DA MATRIZ REFORMA 2011

VISTA PARCIAL DO CORO DURANTE A REFORMA DA MATRIZ 2011



VISTA PARCIAL DA NOVA ORNAMENTAÇÃO DO CORO DA MATRIZ REFORMA 2011














FACHADA LATERAL DA MATRIZ PARTE BAIXA DURANTE A REFORMA 2011



















CAPELA LATERAL POS REFORMA 2003



CAPELA LATERAL DURANTE REFORMA 2011
















ORNAMENTAÇÃO DA CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO REFORMA 2011












 
















Hino do Centenário escolhido pelo Júri composto, por dois professores, um padre e dois cantores católicos de renome nacional.

Virgem Imaculada
Nos vos saudamos virgem Imaculada
Tu és bendita entre as criaturas.
Filha de Deus Pai, Mãe do Salvador
Esposa querida do Divino amor.2x

Maria é a mais bela, obra-prima de Deus
Foi predestinada, a escolhida.
De todo o pecado ela foi preservada
Fostes sempre virgem Mãe Imaculada. 2x

Tu és Maria a cheia de graça
Disse o mensageiro vindo lá do céu.
Maria responde ao chamado de Deus
Dizendo seu sim ao anjo Gabriel. 2x

Maria é sinal de amor e esperança
É consolação para o povo de deus.
Nossa padroeira por nos tão querida
Caminho certo que nos leva ao céu. 2x

Nossa Senhora da Conceição
Foi para Jesus o primeiro sacrário.
Seus filhos te aclamam com muita alegria
Nesta linda festa do seu centenário. 2x

Lera e musica: Therezinha Landim
Interpretes: Coral opd


Fotos Inéditas 

Confira Como ficará a nova capela do Santíssimo Sacramento

Capela Atual
Construção da Nova Capela
Altar Atual
Novo Altar

               A Nova Capela, já está em fase de acabamento e busca melhorar o acesso dos idosos e deficientes físicos ao espaço dedicado ao Santíssimo Sacramento que é Jesus vivo.

Em Breve Novas Imagens!!!


Concurso para escolha da coroa centenária Da imagem da Imaculada Conceição– Lagoinha – SP


  Tendo, em vista que em 2011 a imagem da nossa padroeira completa seu centenário (cem). A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, realizará um concurso para escolha da coroa centenária.

Justificativa:
           
            Este concurso será um dos meios que os munícipes lagoinhenses terão para demonstrar todo seu carinho e devoção a nossa a nossa Mãe a Senhora Imaculada Conceição. Todavia nossa cidade é reconhecida pelo maior número de católicos entre seus habitantes sendo com 96,05%.
            Porém, esse número se dá em função de um trabalho pastoral Mariano desenvolvido aqui na cidade, e também pelos os que aqui passaram e deixaram rastros de uma devoção enraizada sendo eles: párocos, leigos e leigas envolvidos na construção do Reino de Deus aqui entre nós, e também pelos os que aqui continuam nesse trabalho de evangelização.
           
Objetivo:

            Conscientizar, nossos jovens, crianças e adultos na importância desse trabalho evangelizador, pois não é somente um centenário, mas sim cem anos de história e de devoção e respeito a aquela que colaborou nos trouxe o Salvador Jesus Cristo. 

Regulamento:

              I.      Poderão participar deste concurso pessoas que residem em Lagoinha, e nas comunidades rurais da nossa paróquia. Também, pessoas que tem registro de nascimento em Lagoinha
           II.      As comunidades do barro vermelho, Santana, Pinheiro e Cachoeira dos Rodrigues também poderão participar mesmos sendo moradores de outro município, pois tem vínculo com a cidade de lagoinha.
         III.      Todos os participantes que se inscreverem devem ser batizados, na Igreja católica;
        IV.      Poderão participar crianças, jovens e adultos;
           V.      Cada participante poderá apresentar duas propostas, ou seja, dois modelos para a coroa centenária.                                                                                                




Inscrição 
           
            Deverão ser entregues dois envelopes, um com a proposta e outro com as cópias dos seguintes documentos:
A.     RG;
B.     Certidão de nascimento;
C.     Certidão de Batismo;
D.     Comprovante de endereço;
E.      As pessoas que residem fora do município mas foram batizadas nesta cidade poderão participar do concurso, mas terão que apresentar os mesmo documentos, mais o comprovante de residência de onde atualmente reside.
F.      Os participantes das comunidades rurais da paróquia que não residirem na comunidade será preciso uma declaração do coordenador da comunidade local;
G.     Todos os participantes deverão enviar uma carta justificando a sua participação e o desenho;
H.     O vencedor irá coroar a imagem centenária no dia da Imaculada Conceição. Sua festa é dia 08/12/2011, na festa;
I.        O mesmo terá seu nome inscrito no livro tombo da paróquia, levará uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e também, a Bíblia Sagrada;
J.       As inscrições encerrarão di 24 de junho;
·       Já no dia 15 de agosto dia da assunção de Maria será divulgado a primeira fase do concurso;
·       Em 08 de setembro dia da Natividade de Nossa Senhora será divulgado a segunda fase do concurso;
·       E dia 12 de outubro dia de nossa Senhora da Conceição Aparecida será divulgado a terceira fase do concurso;
·       E no dia 08 de dezembro de 2010 dia da Imaculada Conceição será divulgado a coroa vencedora do concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário